sábado, 6 de abril de 2013

Para uns sou "a Lua", para outros sou "o Sol"

           Fui convidada para escrever sobre mim ,tornei e me mantenho nas artes plásticas
        
            Por essência sou uma artista, já nasci pintando, sentia e sonhava mais que as outras crianças.
            Meus primeiros trabalhos artísticos fiz quando tinha seis anos, foram em aquarela.

          Sempre incentivada pelos meus avós, que me criaram desde os seis meses de idade . Aos dez anos pintei meu primeiro quadro a óleo sobre tela.
             Graduei-me em  Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco.

           Casei-me, mudei de cidade, de vida, de sonhos.  Realizei-me como mãe de três filhas maravilhosas.
             Na Paraíba continuei minha trajetória artística, pintando e fazendo exposições ,participei de varias coletivas  e  algumas individuais aqui e em outros  países.Fui contratada para ensinar desenho e pintura na UFPB' onde fiquei por algum  tempo.

            Em 1985 Abri um atelier escola onde  pintava e ensinava pintura em tela, em porcelana, em seda, modelagem em cerâmica e outras atividades artísticas. Eu sempre soube que a arte  era o esteio de minha vida, nela eu encontrava o equilíbrio para tocar os problemas do dia a dia, que sempre acontecem na vida, pois sei  que a atividade artística nos leva a parâmetros emocionais que as outras atividades raramente conseguem. Com o passar dos anos fui percebendo que as pessoas que frequentavam o atelier, na sua maioria o faziam por terapia, porque precisavam ser ouvidas e principalmente  por que a atividade que  elas exerciam as deixavam mais relaxadas e tranquilas, criando uma integração com as outras companheiras e com a arte.

               Os anos se passam e as alunas com o tempo vão sendo substituídas por novas turmas que chegam e outras que continuam, mesmo sem precisar de acompanhamento didático, pois elas frequentam o atelier pelo fato de se sentirem bem, principalmente as que chegaram à terceira idade. Daí surgiu meu interesse pela Arteterapia, pelo acompanhamento teórico com base científica para poder ajudar essas pessoas.

           No desenrolar do curso de pós graduação em Arteterapia, fui tomando conhecimento de como a arte abre canais na sensibilidade das pessoas, de como a expressão artística pode beneficiar nossas vidas. Na Arteterapia encontrei um novo ciclo em minha vida, onde a razão e a sensibilidade se unem em uma meta: Lutar pelos ideais que desta vez não serão substituídos, só acrescentados.

            Com convicção posso hoje dizer:   SOU LILI BRASILEIRO ,  PERNAMBUCANA POR NASCIMENTO E PARAIBANA  DE CORAÇÃO, VIVO AQUI  NA PARAÍBA MAIS  QUE METADE DA MINHA VIDA.

COM ARTE, VIVO DA ARTE .SOU ARTISTA PLÁSTICA, PROFESSORA DE  PINTURA E  ARTETERAPEUTA.  EXERÇO TAMBÉM A FUNÇÃO DE MÃE, AVÓ E AMIGA. DEPENDENDO DO DIA POSSO SER TUDO AO MESMO TEMPO E OUTRAS COISAS MAIS.  SOU MÍSTICA, MUTANTE, CRIATIVA,REVOLUCIONÁRIA,CERTINHA....DEPENDENDO DO ÂNGULO PELO QUAL SOU VISTA.

ADORO MINHA VIDA E O QUE FAÇO.

TENHO O EGO BASTANTE MASSAGEADO QUANDO ESCUTO,

QUE PARA UNS SOU " A LUA   ", PARA OUTROS  "O SOL".

Nenhum comentário:

Postar um comentário